Obesidade

 

 

A obesidade , definida como um indice de massa corporea (IMC) maior ou igual a 30kg/m², é uma doença cronica de dificil tratamento, cuja a prevelancia vem aumnetando em proporções epidêmicas nas ultimas 4 decadas. No Brasil, a proporção de pessoas com execesso de peso passou de 42,7% em 2006 para 48,5% em 2011, enquanto o percentual de obesos subiu de 11,4 % para 15,8% no mesmo periodo.

A presença de sobrepeso (IMC de 25 a 29,9 kg/m²) ou, sobretudo, da obesidde implica elevada morbimortilidade, uma vez que favorece a ocorrencia de varias condições morbidas, tais como diabetes mellitus tipo 2, dislipidemia, hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, artropatia degeneerativa, varios tipos de câncer (mama,figado,colon,colo uterino,prostata), apneia do sono. Em geral, quanto maior o IMC, maior o risco dessas comorbidades.

Como isso, torna-se imprescindivel o desenvolvimento de novas estrategicas para a prevenção da obesidade, bem como a criação de metodos seguros e eficazes que promovam perda de peso e manutenção a longo prazo. Estudos mostram que, mesmo uma perda de peso pequena de 5 a 10 % do peso corporal, com isso esta associada a melhora do perfil de risco cardiovascular e uma menor incidência de DM2.

Entre as diferentes estrategicas, cientificamente validadas, utilizadas no tratamento da obesidade, destacam-se modificação de habitos alimentares, pratica de atividades fisica, terapias comportamentais, medicamentos e cirurgia bariatrica. A escolha entre opções esta relacionada, principalmente, com a avaliação do risco individual da obesidade para o paciente e os possiveis efeitos adversos do tratamento proposto.

A mudança de estilo de vida é base de todo tratamento da obesidade, seja ele farmacologico ou não farmacilogico. 

Felizmente, o tratamento farmacologico da obesidade, baseado em evidencias clinicas consistentes, oriundas, principalmente, de grandes estudos multicentricos, ja esta bem fundamentado. Assim, deve ser recomendado de acordo com uma avaliação criteriosa de eficacia, segura e SEMPRE FEITA POR UM MÉDICO.